Ler?

Quando nos disparamos contra o fluxo é que percebemos o nosso tamanho na sociedade. Eu vejo que a minha missão é ir contra o fluxo. E é uma tarefa diária, principalmente aqui no Brasil onde me deparo com uma mídia sensacionalista e boa parte da população vulnerável. Muitos brasileiros não gostam de ouvir, muito menos ler, o que julga não ser importante para si. Entretanto os benefícios da leitura são comprovadamente múltiplos, sacar outras percepções daquilo que você crê saber pode ser mágico, além de expandir processos cognitivos, estimula a criatividade e nos torna menos vulneráveis. Muito se sabe sobre o bem que a leitura nos proporciona,  por isso eu muito valorizo os bons escritos, bons escritores e bons leitores,  são vocês quem me dão forças para seguir remando contra a maré de futilidades que o nosso país vive atualmente. Leia! Leia para si mesmo, leia para uma criança, leia na sala de aula… Mergulhe nisso e você não se arrependerá. Deixe que dos escritos cuido eu e os meus colegas que escrevem. Mas nós precisamos que todos disponibilizem mais tempo para ler, isso aqui ou aquilo lá… Prometo te levar para viajar no melhor lugar e várias sensações boas vão rolar caso você se deixar levar. Eu digo isso porque me preocupo com o ranking que foi divulgado há algumas semanas pelo Market Research World, no qual revela o índice de Cultura Mundial, incluindo a leitura. Estamos mal na fita: Ficamos em 27° lugar entre os países com o menor número de leitores. A maioria da população brasileira, essa gente carismática e bonita, infelizmente não possui o hábito da leitura.

Dedicamos pouquíssimo tempo do nosso dia para ler e isso não faz sentido algum! Observe quantas opções culturais temos espalhadas por aí; tanto físicas quanto digitais. Agora, contra fatos não há argumentos:

Imagem

Vez ou outra me indago; se atualmente está assim, imagine como será daqui há alguns anos?! Enquanto penso, crio. Depois escrevo e leio, releio e por fim, posto. A parte que me cabe eu estou fazendo, desejando e me esforçando para que no futuro este ranking seja bem diferente do atual e que este meu texto tenha se multiplicado e lido por muitos, para que em uníssono possamos mudar e melhorar esta realidade. Estamos em 2014, ano decisivo de eleições e de copa do mundo… O nosso suor sagrado sendo gasto demasiadamente por esses políticos sujos que só pensam neles mesmos, ou em construir muros de escolas sem lembrar que lá deve haver um conjunto de profissionais competentes para lidar com essa nova geração. Querem construir novas unidades hospitalares, mas há vários hospitais em pé que foram esquecidos, por exemplo o Hospital Geral de Taipas, que tem uma baita estrutura externa e uma péssima estrutura interna e administrativa e psicológica. E você, o que mudaria no entorno do seu bairro? Diga para as urnas, elas ‘ouvem’.

Eu, que estudei em escolas públicas e precárias aqui em São Paulo, com muito esforço tive formações superiores pagando relativamente caro, mas em dia, as mensalidades universitárias, labutando muito pelo investimento. Sei o quanto é duro andar contra o fluxo, mas é minha fé quem me move. E se a fé move montanhas, vai mover também cada um dos Brasileiros à repensar em cada uma das suas atitudes. Por isso tudo crie o hábito da leitura… Ela transforma a gente da noite pro dia, sempre para melhor.

Saibam que é através de vocês que o Brasil pode e vai mudar e melhorar.

 

D.

sem groselha picuinha A ARTE LIBERTA! ® 2015 Todos os direitos reservados ©

Anúncios

3 comentários sobre “Ler?

  1. Escrevi tem alguns dias:
    “Tentando mudar o mundo, achamos a mudança dentro de nós.
    Ser um exemplo melhor, sempre será o melhor jeito de mudar os demais…”

    Não adianta ter garra e peito pra mudar o mundo, se a mudança começa em nós!!
    Tem que ser pra crer!

    E lendo, a mente engrandece ..
    E só sendo grande, pra conseguir mudança!!

    Tamujunto Didi!!!
    Li amo meu amigo !!!

    E FELIZZZ PARABENSSSS QUE DIA MAIS FELIZ!!!
    Vou te ligar!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s