Eu sou Maria
Tenho quarenta e oito ano
Viúva e mãe de cinco cria
Trabaio desde os dez ano
Há dezesseis sou faxineira e diarista
E me orgulho desta vida vigarista!
Sozinha, cada fi crescido meu foi pra um lado
Sozinha não; Deus é sagrado!
Já fui usada, roubada, humilhada, mas insisti
Terminei a escola ano passado;
Eu resisti
Pouco do que tenho muito soei
Aprendi a ganhar quando me doei
Triste mesmo foi ver o Orácio
O mais véio, de vinte e sete
No mês passado morreu defendendo sua mobilete
Nada é fácil aqui, visse…
Deram tiro no meu menino batalhador
Primeiro dia no emprego novo
A favela é contra opção;
Uns só porque têm menos, pega da sua mão
Uns só porque têm mais, pega da sua mão
Pensam: são pobres sem convicção
Com isso minha fé perde a direção!
Mas persigo forte na zona norte
Longe do crime
Perto da morte
Cada ser carrega consigo um nome
E ainda deve estar “limpo!”
O meu eu sujei por causa de um aparelho celular
Hoje não tenho mais
Nem nome
Nem Orácio
nem telefone
E quando abro a geladeira
Só vejo a face da fome

Enquanto isso o meu bebê dorme.

alfredo-volpi-mc3a3e-e-filha-osc-55x-40

Pintura: Alfredo Volpi

sem groselha picuinha A ARTE LIBERTA! ® 2016 Todos os direitos reservados ©

5 comentários sobre “Cena Constante

    • Vivi, moro numa comunidade onde há menos de 20 minutos daqui, indo de pé, nota-se casas em locais com risco de desabamento. Na tarde de ontém, 18/11/2016, uma criança morreu soterrada por lamas que invadiram sua moradia. Também não há saneamento básico, a prefeitura não atinge e quem sabe até desconhece esses locais de baixa renda.
      O texto trata da criminalidade contra o pobre e revela a vida de uma mãe de família que flerta com histórias de outras mães brasileiras… Quando terminei este texto chorei muito, muito mesmo, e pedi pra Deus tirar estas pessoas do poço.
      Pois quando eu vejo alguém no poço, me sinto com um pé lá, também.

      Beijo.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

